sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Dia "D" Libras

Simbolo da Libras
Oi, oi, minha gente!! Sextou? 
Que bom ter você novamente aqui!
Hoje vamos falar um pouco sobre um idioma que estou estudando, a Língua Brasileira de sinais-Libras. Vou deixar aqui uma apostila, dicas de canais e apps, caso queira aprender o básico, mas nada substitui o contado em sala de aula. ;)


Você sabia?


  • Libras é uma Língua oficial do Brasil. Mas,Gabriela a libras não é universal? NÃO! A Língua gestual sim. Cada país tem a sua. Quando soube disso, fiquei chocada. Pra mim Libras era como o inglês. Uma língua falada em todos os lugares de forma igual. Mas, o que não me liguei é que a cada país tem seu idioma oficial. Libras é reconhecida e regulamentada pela lei n° 10.436 de 24 de Abril de 2002.

"Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil." 


  • Então não pense que libras são sinais aleatórios, ou que é a tradução da Língua Portuguesa, porque não é. É uma língua com estrutura gramatical própria. PELO AMOR DE JESUS, NÃO É MIMICA.
  • Entenda que falamos em Língua e não linguagem.A diferença é simples a linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação. É por isso que o termo "Linguagem" de Sinais está errada. 
Quero com esse post trazer informações valiosas de um idioma oficial do nosso país, incentivá-los a estudá-lo, pois a comunicação e inclusão é uma responsabilidade social. 

Aplicativo

Eu uso muito o App do Hand Talk, startup que utiliza inteligência artificial para traduzir textos e vídeos na internet em português para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). 
A plataforma, que foi fundada em 2012 possibilita a comunicação de surdos e pessoas com deficiência auditiva, foi escolhida dentre 2602 inscrições de 119 países. Com a premiação, a empresa recebeu um aporte de R$ 3 milhões do Google. É incrível o trabalho dessa equipe. 


Canais do Youtube

Estudando Libras é o canal da Juilde Berto, uma professora formada em Instrução de Libras. Ela é muito fofa, ensina muito bem e de maneira simples. É um canal pequeno ainda, mas é muito, muito bom! 

Canal Surdo é um canal muito bom de um surdo oralizado. Não sei o nome dele :( mas, os videos são ótimos. Ele posta várias receitinhas deliciosas e fáceis. E informações importantes para a comunidade.

Danrley Oliveira tem um canal muito bom. Ensina de maneira simples e bem detalhada! É criativo.
Tirando a parte em que ele apela dizendo que você aprendera em poucos dias.Algo importante é que só se aprende um idioma novo estudando muito e com o tempo. Não é do dia pra noite que surgiremos por ai, falando em libras, inglês ou sei lá. Vai que acontece, se você aprendeu alguma língua em poucos dias, conte-nos o segredo hahah

Bônus 



  •  História da Língua Brasileira de Sinais
Feliz ou não, a vida continua.
mais amor por favor














Fico feliz em dividir um pouco de conhecimento com vocês. Espero que a inclusão seja um objetivo comum e que a amor transforme nossa sociedade a cada dia! 
Me contem, vocês estudam/ estudaram Libras? 



É isso! 
Grande bjo.

Gabi

11 comentários:

  1. Olá, eu me lembro que tive aulas de libra na escola. Apenas um ciclo porque houve uma mudança na época e não podia mais ter divisão, claro que não durou e as aulas acabaram também. Nunca mais tive contato com as libras, embora ouça falar a respeito. Também não vi mais aquela máquina de escrever que um dos alunos levava para a sala.

    bacio

    ResponderExcluir
  2. Já fui em um ou outra aula de libras e acho algo importantíssimo, inclusive acredito que seria algo interessante de ser acrescentado nas escolas, assim como o inglês foi. Vejo que em algumas faculdades eles oferecem a matéria como optativa.

    ResponderExcluir
  3. Olá ♥
    Uau que incrível, eu não sabia que cada país tinha a sua língua gestual, também pensava que era universal.
    Também vou acompanhar os canais é sempre bom saber pelo menos o básico :)
    Amei muito o post.
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
  4. Que post sensacional!!!
    Essa semana mesmo estava falando com o meu namorado sobre aprender Libras pois além do meu interesse em qualquer tipo de linguagem, eu trabalho com atendimento.

    ResponderExcluir
  5. Mana do céu, pensava que era universal e se fosse seria ainda mais maravilhoso, assim a integração seria ainda maior, as pessoas com essa necessidade poderiam ganhar o mundo e se comunicar a vontade!

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem ?
    eu tenho uma prima que deficiente, e fica meio dificil nossa comunicação pois eu não falo em Libras, eu acho deveria ser materia de escola aprender Libras. eu pretendo um dia saber fala Libras.

    https://apenasdenise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ai, que legal! Tenho uma matéria online (optativa) de libras na faculdade e eu estou querendo pegar no próximo semestre. Sempre achei algo legal e acredito que todos deveríamos saber coisas básicas de libras, assim como inglês.
    Vou salvar o link porque eu quero começar a estudar. <3

    ResponderExcluir
  8. Que post maravilhoao, amiga!
    Eu amo libras sempre fico admirando quem fala essa lingua e sempre fico c vontade de aprender até já tentei pela internet, mas não tive tanta paciência orefiro o ao vivo mesmo.
    Darei uma olhadinha nesses links qe vc compartilhou com mais calma acho que vale a pena 😍👏

    ResponderExcluir
  9. Que post incrível!
    Eu tenho muita vontade de aprender Libras mas sempre acabo esquecendo de procurar a respeito ou vou empurrando com a barriga, então seu post veio em uma boa hora. Já vou ir dar uma fuçada nos canais e apostila que você indicou ♥
    Acho que Libras deveria ser ensinado as crianças logo nos primeiros anos do ensino fundamental. Pessoas com algum tipo de deficiência auditiva não deveriam ter tanta dificuldade em poder se comunicar com outras pessoas :/

    ResponderExcluir
  10. Por muito tempo, não conseguia entender que Libras era um língua com suas regras próprias, e tudo isso por falta de informação. Faço graduação em licenciatura em música, e não vejo a hora de pegar libras como matéria, deveria ser algo obrigatório no ensino básico! Parabéns pelo post 💛

    ResponderExcluir
  11. Ai que post maravilhoso! Eu sei um pouquinho de libras que aprendi na escola, mas não o suficiente para conseguir me comunicar. Sei que terei essa materia como optativa na faculdade e tô pensando em pegá-la, pois é uma forma de conseguir me comunicar com as pessoas, que muitas vezes, não conseguem o apoio que precisam.

    Parabéns pelo post!

    Beijinhos,

    http://vinteinvernos.com/

    ResponderExcluir